terça-feira, 27 de abril de 2010

Aí vem Alex

Bem, após conhecer através do K-2 que conheceu através do Guitar Hero uma música chamada Hier Kommit Alex (pela banda alemã Die toten Hosen), eu fui procurar a versão inglesa da música, Here Comes Alex e curti bastante.
A música faz uma referência a como a sociedade é manipulada hoje em dia, e também homenageia o livro/filme A Laranja Mecânica, que eu conheci no começo desse ano e achei muito interessante, não só por tratar de temas sociais utilizando-se de muita violência (claro, violento e educativo) mas também por causa de todas as gírias criadas pelo autor Anthony Burguess para o próprio universo.

Enfim, depois de ouvir as duas versões umas 30 vezes cada, eu notei que a versão alemã tem uma linguagem que se aproxima mais da história de Alex do que da vida real; enquanto a versão inglesa faz o oposto, denuncia mais a sociedade do que faz referência ao mundo escrito por Burguess.

Como eu costumo fazer e acho que muita gente não acha válido (eu mesmo não vou achar daqui um ano, aposto) eu resolvi misturar as duas versões e fazer a minha própria. Vou tacar a letra aí, quem quiser acompanhar, rode junto com a versão em inglês que os versos se encaixam melhor.
PS: usei um pouco mais de gírias nadsat do que as versões original, abaixo segue o mini-glossário.
PS2: escrevi no Linux então a formatação ficou meio alterada
PS3: prefiro o Wii

Aí vem Alex

Em mundo criado por corporativistas
Que desenham as nossas vidas
A maior forma de manipulação
É a tela da televisão


Eles pensaram que você fosse acomodado
Com o seu lugar no sistema
Ninguém questiona o esquema
Só alguns nadsats frustrados


Mas há um vírus no programa aqui
Que aparece como um sinal de doença
Os drugues à noite se unem em chaicas
Para celebrarem ultraviolência.


(Refrão)
Hey! Aí vem o Alex!
Levantem as cortinas para seu horrorshow.
Hey! Aí vem o Alex!
É verdade, seu pior pesadelo, horrorshow.


Cruzando contra a ordem
E o mundo vonento de podridão
Protestando contra os gréjines
Com sua ganância e satisfação


Em todo véque um lado negro,
Esperando se libertar
Só se sentem bem quando videiam
Sua vítima a critchar.


(Repete Refrão)


Vinte contra um, O rigor da moda
Com uzes e nojes, até ver o cróve.
O ódio reprimido acorda
Não é preciso que se prove.


O diálogo não funciona mais,
E você ultrapassou o limite,
A sociedade se pergunta,
Sera que Bog existe?


(Repete Refrão)
Seu pior pesadelo, horrorshow.


Glossário
Nadsat = Adolescente
Drugue = amigo
Chaica = gangue
Ultraviolência = a forma de violência extrema praticada na história
Horrorshow = bom, bonito, legal, gostoso. Literalmente (e no contexto) "show de horrores"
Vonento = fedorento, vone significa cheiro
Gréjine = pessoa suja, escrota
Videiam = vêem (de videar = ver)
Critchar = gritar
Vinte contra um = ataque coletivo
O Rigor da Moda = maneirismo usado por Alex
Uzes = correntes; nojes = facas
Cróve = sangue
Bog = Deus



Nenhum comentário: