domingo, 9 de agosto de 2009

Naruto x Harry Potter

*Atenção: o post a seguir pode conter Informações sobre o enredo (Spoilers). Se você não é um viciado que sabe tudo sobre as séries logo que elas saem, saiba quando parar de ler.*

Outro dia eu li em algum lugar (que eu obviamente não lembro), que as séries "Naruto" e "Harry Potter" tem muitas semelhanças - algumas bem protuberantes, outras nem tanto - e inclusive algumas pessoas que são fãs de uma série e não são fãs da outra as acusam de "plágio".

Bom, eu não acho que uma série tenha influencia sobre a outra, mesmo porque uma é japonesa e a outra inglesa, com culturas bem diferentes (porém com alguma coincidências).

Eu vou listar aqui as coincidências que ocorrem nas duas séries - todas que eu lembrar, pelo menos.
E vou ser imparcial, sem demonstrar favoritismos.
Qualquer colaboração é bem-vinda.

Protagonistas: Naruto x Harry
Algumas das coincidências mais óbvias estão logo de cara nos protagonistas. Tanto Naruto quanto Harry são órfãos, porque seus pais morreram "em luta" por um bem maior (Os pais de Harry morreram para o salvar, e o pai de Naruto morreu para salvar toda a Vila/Aldeia).
Além disso, os dois guardam uma "marca" do evento: Harry leva uma cicatriz em forma de raio na testa, e Naruto um "selo" (que se parece uma tatuagem, para quem não sabe) em volta do seu umbigo que surge sempre que ele se esforça para usar chakra ou tenta acessar o chakra da Raposa de Nove Caudas.

Academia Ninja x Hogwarts
Em ambas as séries, os personagens aprendem suas habilidades em uma "escola".
A diferença aqui é que a Academia Ninja só ensina o mais básico do básico do Ninjutsu, enquanto Hogwarts ensina inclusive as magias mais complicadas e demora sete anos para ser concluída.

Trios?
Em Naruto, assim que é concluída a Academia Ninja, os Genins (ninjas iniciantes) são colocados para trabalhar em grupos de três pessoas - dois garotos e uma garota, geralmente - sob a tutela de um Sensei (professor) Jounin (Ninja Graduado).
Em Harry Potter, é mais uma coincidência, mas Harry, Rony e Hermione formam um trio semelhante - apesar de não serem 'obrigados' a isso.

Casas em Hogwarts x Vilas Ninja
Essa comparação pode até ser meio forçada. Em Hogwarts, os alunos são divididos em quatro casas, a saber: Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal. Cada casa é conhecida por ter seus alunos encaixados em algum tipo de personalidade: corajosos, ambiciosos, etc.
Em Naruto, existem várias Vilas Ninja, como a Vila da Folha, Vila da Névoa, Vila da Areia entre muitas outras; em cada vila temos também um arquetipo de pessoas - mas as vilas são como cidades diferentes em países diferentes, ao contrário das quatro casas que são subdivisões da Escola de Magia.

Fontes de Poder: Magia x Ninjutsu
Em ambas as séries, os personagens são capazes de manipular forças da natureza e outros.
A Magia e o Ninjutsu funcionam de formas semelhantes, tendo que obedecer a 'fórmulas' (palavras mágicas, selos de mão) para funcionarem. Além disso, os personagens de ambas as séries às vezes estudam as técnicas em... pergaminhos! (Se bem que, em Harry Potter, pergaminhos funcionam mais como cadernos do que como livros - e em Naruto, pergaminhos também servem para 'armazenar' técnicas, não sendo necessário aprender a usá-la).


Vilões: Orochimaru x Lord Voldemort
Putz, esse é pesado.
É muito FÁCIL inclusive comparar Orochimaru com Lord Voldemort.
Os dois são os vilões 'principais' da série (Orochimaru apenas durante a primeira fase de Naruto), são pálidos, com fortes influências de cobras (Orochimaru é o Sannin das Cobras, Voldemort é ofidioglota, além de ter os lances do basilisco e da Nagini) é são loucos em busca de poder (Voldemort diz que "Não exist o bem e o mal, apenas o Poder e aqueles que são fracos demais para obtê-lo" e Orochimaru é obcecado em aprender todos os jutsus existentes.)
Fora isso, os dois por um tempo são "Parasitas" - Voldemort parasita o Professor Quirell, Orochimaru (na fase Shippuuden) é selado no corpo de Sasuke até ser destruído por Itachi.
Ambos os vilões foram alunos de grandes homens das séries - o Terceiro Hokage e Alvo Dumbledore. Aliás...

Mentores - Terceiro Hokage x Alvo Dumbledore
Ambas as séries possuem um "mentor" que está sempre por trás das pessoas boas - para defendê-las mesmo que custe a sua vida.
Ainda mais semelhante, os dois já são bem idosos, e estão na direção de instituições importantes (Hogwarts e a Vila da Folha)...
Como dito na parte "Vilões", foram professores de dois gênios que vieram a tornar-se antagonistas - e morreram para que de algum jeito o vilão fosse derrotado - mas não diretamente matando-o (o Terceiro Hokage morreu selando os braços de Orochimaru, e Dumbledore foi assassinado por Snape como parte de um plano para derrotar Voldemort).
Além disso, os dois 'mentores' não ensinavam diretamente - Dumbledore era o diretor da escola, não é visto dando aulas; o Terceiro foi sensei no passado, mas ao se tornar Hokage, se aposentou como professor, mas visitava a Academia Ninja às vezes.
Eram as certezas de esperanças em ambas as séries - e causaram um grande abalo com suas mortes.

Hm... tá bom né? o.õ acho que não me lembro de mais nada :D

4 comentários:

Cherry Luur disse...

Uh, sei lá, acho que são meras coincidências o3o
Porque esses aspectos aparecem bastante em outros seriados. Sei lá, sem querer dizer nada, acho que isso é mania de comparar :3
Honestamente, creio que são coisas diferentes. Coincidências acontecem, gente, nem tudo é plágio ._./
Mas gostei da lista, anyway 8DD

Pato disse...

a lista é legal mas tem coisas, como eu diria, meio "forçadas"... naruto e harry são personagens completamente diferentes, tirando por serem órfãos, as histórias em si não tem muito o que comparar pois são dois extremos. essas coincidências surgem pois são meio que padrões, tipo o vilão ser mau e o mocinho ser bom. Meio que tem em todas as séries, filmes, livros, etc. do gênero. Um exemplo básico é comparar Gandalf a Dumbledore. eles SÃO parecidos, mas não quer dizer que o dumbledore foi uma cópia do gandalf. Anyway eu gostei das comparações, mas, como dizem, qualquer semelhança é mera coincidência. =D

postcode: rehab [cuz if u're in duRgs, u need it]

Bruno/K-2 disse...

Mesma coisa, não pode nem chamar de coincidência, são aspectos clichês para a maioria de séries/livros/etc de gênero de aventura com o personagem principal como titulo.

Pura mania de comparar~ xD

Postcode: tabifis (tabefe no bife? xD)

SED - Wallace Nightwalker disse...

eh mesmo mta coincidencia..., mas experimenta comparar bleach com yuyu hakusho xD

ai sim vc vai encontrar series gemeas identicas.

abraços Qjin