quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Sonho das Cinzas


Alerta: Sentimentos / Luto

(Este sonho ocorreu em julho deste ano, mas só consegui escrever agora). 

Na casa do meu avô, pra quem não sabe, há uma casa "principal" na frente, comprida, e uma casa "secundária" nos fundos, menor, só que ela tem dois andares, desde que meu tio abriu um buraco no teto e colocou uma escada caracol. Também há uma espécie de quintal ou laje que é acessível via outra escada, por fora, lá ficam as caixas d'água e tem uma espécie de pátio, quando crianças nós brincávamos lá, mas também ocorriam algunas festas e reuniões, como fogueira de São João, por exemplo. 

O sonho começa no segundo andar da casa secundária, em que estava rolando uma festinha, bem normal. Música alta, bebidas, video game. Estávamos além de mim, meu primo Alex e a minha irmã Marina. Aparentemente a festa era coisa deles e eu era um convidado, pois não conhecia ninguém além dos dois. Mas não estava desagradável. 

Por algum motivo eu abandonei a festa por um momento e desci a escada, fui até o quintal. Era dia. Na festa estava escuro, provavelmente as janelas fechadas como era do gosto do Alex. 

Então, à partir da escadaria da laje, vejo descendo todo mundo da família, da parte do meu pai (tios, tias, primos, família de segundo grau, etc). Todos vestindo preto, camiseta e calças; um preto muito escuro. E foram indo pelo quintal à caminho do portão, como se estivessem indo embora.

Alguém me disse: Sua avó Ana morreu. 

Eu fiquei confuso, pois a minha avó faleceu há mais de quinze anos (no mundo real). 

Meu pai apareceu, sendo o último da caravana, vestido todo de preto como os demais, segurando nas duas mãos em concha um punhado de cinzas, com uma única velinha de aniversário acesa, chorando muito triste. 

"Isso é tudo que sobrou da minha mãe". 

E logo que disse, me entregou as cinzas. Como se agora fosse a minha vez. 

(Fonte: https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/significado-da-cinzas/) 

No mundo real a minha avó optou por cremação, o que eu lembrei no sonho. Isso significaria talvez que o velório/enterro já teria acabado, e teria ocorrido na laje. 
Mas a caravana parecia que estava... indo para isso.

Nesse momento eu percebi que estava meio mal vestido, com "roupa de ficar em casa", mas eu sabia que na casa principal eu tinha uma roupa preta igual a de todo mundo. 
Ainda com minha roupa surrada e as cinzas na mão eu pensei "eu preciso avisar o Alex e a Marina". 

Subi novamente onde estava acontecento a festinha, e tinha bem menos gente, desligaram a música. Fim de festa. 

A festa havia acabado porque eles já sabiam.